Vacinação

Existem vírus e bactérias capazes de causar grandes danos à saúde do cão e do gato. A vacinação é um tratamento preventivo importante para manter a saúde do seu animal de estimação, pois algumas doenças – como cinomose, parvovirose, Felv, entre outras – não têm tratamento especifico e podem ser fatais. Outras ainda (leptospirose, raiva e a clamidiose) podem ser transmitidas aos humanos .

Existem diversos protocolos vacinais, que levam em consideração a idade do animal, a ingestão de colostro, a raça e exposição ao vírus ou bactéria. Quem define o melhor protocolo de vacinação é o médico veterinário, após conhecer todo o histórico do seu animal.

Todo animal que será vacinado deve passar por avaliação criteriosa, pois doenças pré-existentes podem comprometer a eficácia da vacina e caso o animal esteja incubando alguma doença que a vacina protegerá, pode haver grave piora do quadro. A vacinação do seu animal é mais complexa do que apenas a aplicação de uma injeção subcutânea e apenas o veterinário está apto a avaliar o seu amiguinho.

Um animal devidamente vacinado e desverminado é muito mais saudável e tem qualidade e expectativa de vida muito maior.