Aprenda a dar banho em seu amigão

Quando seu cão toma banho num pet shop, ele fica com a pelagem muito mais bonita, brilhante e cheirosa do que quando você tenta dar banho em casa, não é mesmo? Mas, afinal, qual o segredo, banho não é tudo igual? - pensam alguns.

Acompanhe passo a passo o banho da Maria Dolores – uma cadela da raça Border Collie – e descubra os "segredos" para dar um bom banho no seu amigão.
   
Material necessário:
- Toalha;
- Xampu: existem vários tipos e marcas. Escolha o tipo de acordo com a cor da pelagem do seu animal ou a necessidade. Existem produtos clareadores para pelagem branca, outros específicos para pelagem escura, xampus antialérgicos e antipulgas (estes apenas quando o animal tiver idade superior à 6 meses). Evite usar xampus humanos, pois eles podem causar alergias no cão ou gato;
- Condicionador: indispensável para cães e gatos com pelagem longa. Existem xampus 2 em 1 que dispensam o uso do condicionador. Use produtos específicos para animais;
- Algodão;
- Cortador de unhas;
- Pente de metal;
- Pente para desembolar a pelagem;
- Escova de arame;
- Perfume em spray (para animais).

Frequência do banho:
Você pode começar a dar banho no seu cão ou gato a partir de 45 dias de idade, contanto que a temperatura esteja quente. Jamais banhe um filhote novo em dias extremamente frios.
Há veterinários que indicam o primeiro banho quando com mais idade. SIGA A ORIENTAÇÃO DO VETERINÁRIO QUE TRATA DO SEU ANIMAL.

O banho pode ser dado semanalmente, mas a freqüência irá depender da raça e da tolerância do animal. Se ele começar a apresentar muitos problemas de pelagem e/ou de pele, você deve diminuir a frequência dos banhos.